terça-feira, 6 de agosto de 2013

Mas o que e?


Vamos Pensar um pouco
A linguagem formal é a que falamos, no cotidiano. A linguagem coloquial é a que se escreve no papel. Que é bem mais rebuscada, para não se tornar grosseira ( por isso é Co-lo-qui-al).
É geralmente relatada no quotidiano (ou em português brasileiro cotidiano) das pessoas, e sempre acompanhada de erros gramaticais.

Um poema de Manuel Bandeira fala da linguagem coloquial:

"A vida não me chegava pelos jornais nem pelos livros
Brasil (...)"
Manuel Bandeira

Esse tipo de linguagem não é usada em documentos,e pouco usada em textos e livros.Ela é mais usada em programas da televisão, publicidade e no dia-a-dia das pessoas.  Ou seja é uma linguagem utilizada no cotidiano em que não exige a atenção total da gramática, de modo que haja mais fluidez na comunicação oral. Na linguagem informal usam-se muitas gírias e palavras que na linguagem formal não estão registradas ou tem outro significado. Em contrapartida a linguagem formal ou culta é aquela que carrega consigo a rigidez das normas gramaticais, utilizada principalmente em textos e profissões que a exigem como no Direito ou na Matemática.

Simplificando:
Coloquial= Linguagem Bem COLOCADA ( a forma mais difícil de se falar tudo bem certinho e explicadinho) tipo: Solicito à Vossa Senhoria o empréstimo de R$10,00
Informal ou popular= Sem forma, do povo a mais simples
Exemplo : (Manda dez reais aí)!

Fonte:www.Yahoo.com.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário